Em Teahupoo, Tahiti…
Foi um dia em pleno em Teahupoo, os Jogos Olimpicos arrancaram com uma forte camaradagem entre as equipas, presentes.
Iolanda Hopkins foi a surfista Portuguesa a estrear as cores da Bandeira Nacional na bateria 1 da ronda 1. Um heat dominado pela surfista Norte Americana Caroline Marks com duas notas de excelência. Iolanda pontuou um total de 7 pontos em 20 possiveis, sendo relegada para as repescagens. Na ronda 2 encontrará a Neozelandeza Saffi Vette.
Teresa Bonvalot foi a Portuguesa que conseguiu encontrar-se com a onda de Teahupoo, esta que surfa de frontside para a esquerda, tendo efectuado dois tubos, a manobra rainha e com um total de 10, 34 pontos, curiosamente obtendo exatamente a mesma nota em cada uma das suas duas melhores ondas. Apesar disso Teresa acabaria por ficar na terceira posição sendo assim relegada para a ronda das repescagens onde irá defrontar a Japonesa Matsuda Shino.
O grande destaque do dia foi protagonizado pela equipa dos EUA, cujos cinco atletas incluem os atuais números 1 e 2 do mundo, tanto masculino como feminino, esta ultima juntamente com os Jogos Olimpicos de Tóquio, a medalha de ouro em 2020 e penta campeã mundial Carissa Moore. Na última eliminatória do dia, Moore efectuou uma onda de 9,00 pontos e um total de 16,50 carimbando a vitória destacada para si e o seu País.
Os companheiros de equipa de Moore também estiveram muito bem. Caroline Marks efectuou o melhor total combinado do dia no evento feminino, enquanto Griffin Colapinto e John John Florence dominaram a prova masculina. Também Caitlin Simmers efectuou uma super bateria.