Publicado em Deixe um comentário

Taj Burrow é o vencedor do Four Seasons Maldives Surfing Champions Trophy

É o primeiro tri-campeão deste evento. 

 

Iniciado no passado dia 29 de Agosto, já chegou ao fim o 2024 Surfing Champions Trophy, um luxuoso campeonato nas Maldivas promovido pelo Four Seasons que junta alguns dos melhores surfistas do mundo nas idílicas ondas das Maldivas. A prova é disputada em três categorias: single-fin, twin-fin e triple-fin thruster. Os tempos dos heats são definidos pela idade de cada atleta: Taj Burrow surfa heats de 33 minutos, Jeremy Flores surfa 28 minutos, Jadson André e Ahmed “Ammaday” Agil surfam 27 minutos, e Carissa Moore e Mikey February surfam 26 minutos.

Taj Burrow acaba de se tornar o primeiro surfista a vencer três vezes este evento, ao derrotar Mikey February na final, ao fim de três dias das melhores ondas que o evento alguma vez viu. A sua vitória foi muito disputada. Após ter terminado como vice-campeão nas três categorias,o australiano de 46 anos chegou ao último dia com a mentalidade de que iria ser seletivo na escolha de ondas, tarefa dificil tendo em conta a perfeição das ondas em questão. Acabou por fazer seis pontuações excelentes.

Na categoria tiwn-fin, Jeremy Flores começou com tudo. Com uma onda de 8.33 pontos e uma de 7.17 (em 10 possíveis), foi vitorioso no primeiro heat contra Burrow e o wildcard local Ahmed “Ammaday” Agil. No segundo heat quem se destacou foi Jadson Andre, que fez uma onda de 8.33 pontos e outra de 7.83, avançando em primeiro para a ronda seguinte. Mikey February avançou em segundo, e Carissa Moore foi eliminada.

Após a sua forte prestação na primeira ronda, Flores elevou ainda mais o nível nas meias-finais contra February, com ondas a valer 8.67 e 9.10 pontos. A maré estava no ponto, as condições perfeitas e as ondas impecáveis. Um total de 17.77 pontos (em 20 possíveis) levou Flores à final, depois de ter derrotado um dos mais reconhecidos artistas do twin fin no mundo.

Na segunda meia-final, Andre não teve resposta para a prestação de Burrow, que, iniciando com um incrível 9.67, garantiu a vitória logo de início. Embora as duas últimas ondas de Andre tenham sido as suas melhores, foi Burrow quem teve a última palavra, ao conseguir uma onda de 10 pontos nos minutos finais. O total quase perfeito de Burrow, 19.67 pontos, levou-o à sua terceira final da semana.

Na final de twin-fin, Flores foi o primeiro a entrar num enorme tubo, saindo a tempo de Burrow ouvir a multidão a explodir quando também ele se lançou numa onda perfeita. Flores conseguiu 9.67 pontos, e Burrow, mais tarde, fez 9.77 pontos. No fim, foi Flores quem encontrou uma melhor segunda pontuação, um 7.27 na sua última onda.

 

 

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=4sbsuDnQ0Vs{/youtube}

 

 

“Se algum dia sair da reforma, vai ser por um evento como este”

 

Com a divisão twin fin decidida, os finalistas gerais foram confirmados. Apesar do cansaço, Burrow não quis perder o ritmo e optou por não fazer pausa, seguindo diretamente para a final decisiva. Uma vez que a final permitia que os surfistas escolhessem que equipamento iriam usar, Burrow parou apenas para adicionar um terceiro pequeno estabilizador à sua twin-fin.February manteve-se na sua amada Channel Islands twin-fin.

February apanhou sete ondas contra as quatro de Burrow, e ambos terminaram a final com três pontuações excelentes. No entanto, com um 9.10 e um 9.03, Burrow liderou a disputa do início ao fim. Um 8.67 e um 9.10 mantiveram February sempre perto do primeiro lugar. O último tubo de Burrow valeu 8 pontos, mas deixou February sozinho no lineup à procura de um 9.04. Ainda conseguiu apanhar uma última onda, mas a pontuação de 8.17 pontos ficou aquém. A final terminou com 18.13 pontos para Burrow e 17.77 para February.

“Sinto-me quase culpado por ter ganho”, disse Burrow. “O Mikey foi o melhor surfista aqui esta semana. Ele surfa lindamente em qualquer prancha, mas especialmente naquela twin-fin. As suas manobras estavam perfeitas, ele estava em ponto e a destruir. Mas eu sei como surfar um heat e sabia o que podia fazer. Sentei-me pacientemente no meu lugar, apanhei uns tubos perfeitos, fiz algumas curvas. Mesmo no final, sabia que ele ainda me podia ganhar, e depois a tempestade chegou! O vento ficou fortíssimo offshore, as ondas estavam tão bem desenhadas e consegui talvez o tubo mais redondo da semana. Pensei que tinha feito o suficiente, depois o Mikey apanhou outra onda no último segundo, e ficou uma eternidade no tubo. Não pensei que fosse a pontuação, mas nunca se sabe, e finalmente foi anunciado que eu tinha vencido.”

Cansado mas feliz, acrescentou: “Esta deve ter sido uma das finais mais divertidas que já surfei. Se algum dia sair da reforma, vai ser por um evento como este”. 

 

 {youtube}https://www.youtube.com/watch?v=QEkP4qU74QY{/youtube}

 

 

Resultados da categoria twin-fin

 

1º: Jeremy Flores

2º: Taj Burrow

3º:Jadson Andre e Mikey February 

5º: Carissa Moore e Ahmed “Ammaday” Agil 

 

 

Resultados finais

 

1º Taj Burrow

2º Mikey February

3º Jadson Andre 

4º Jeremy Flores 

5º Carissa Moore e Ahmed “Ammaday” Agil 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *