Publicado em Deixe um comentário

Libertação de Tubarão na Lagoa de Santo André

Este regate foi um sucesso total

 

No passado Sábado, 13 de julho, uma equipa da Flying Sharks deslocou-se à Lagoa de Santo André para capturar um tubarão “Perna de Moça” (Galeorhinus galeus), que lá estava encerrado, a pedido do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Sem saída para o mar e com a reabertura à pesca comercial marcada para dia 15 de julho, temia-se um desfecho bem triste para o tubarão, pelo que a equipa largou tudo o que estava a fazer e rumou ao local.

Foram precisas três tentativas, mas, ao final da tarde, foi possível capturar esta belíssima fêmea com aproximadamente 150 cm e depois de uns minutos a removê-la cuidadosamente da rede, com a ajuda de uma tesoura, foi libertada no Mar, mesmo ali ao lado.

Durante o processo o tubarão foi colocado em imobilidade tónica, ie, um estado de “dormência” em que alguns tubarões entram quando são invertidos, ou seja, colocados com a barriga para cima.

Os movimentos respiratórios do animal foram monitorizados com muitíssimo cuidado e toda a operação foi desenvolvida com a palavra SEGURANÇA em primeiríssimo lugar. Não só a segurança do animal, mas também das pessoas, incluindo muit@s banhistas que acompanharam o processo e que ajudaram frequentemente, pelo que também estão de parabéns.

 

Operação de resgate coroada de êxito

 

Esta foi uma grande aventura e um enorme prazer para todos os envolvidos no resgate deste magnifico tubarão e queremos agradecer à equipa da Flying Sharks, à equipa do ICNF e aos amigos da 121 Animal Handling Products. Sem eles, nada disto era possível.

 

Neste vídeo podes assistir à parte final desta delicada e complexa operação de resgate, com a devolução do tubarão ao Mar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *