Nos Jogos Olímpicos Paris 2024…
Janela de competição de Surf em Paris 2024 será realizada de 27 de julho a 5 de agosto de 2024
Estão-se a aproximar os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Associação Internacional de Surf (ISA) recomenda que os atletas que competem na modalidade de surf usem capacetes protetores quando surfarem na onda de Teahupo’o, no Taiti.
A recomendação surge após consultas aos Atletas e Comissões Médicas da ISA:
Teahupo’o, no Taiti, é um recife que cria condições únicas para o surf. As ondas do Oceano Pacífico atingem diretamente o recife raso, criando tubos e imagens inspiradoras que chamam as atenções do mundo.
A onda de Teahupo’o já foi palco de vários eventos internacionais de surf ao longo dos anos e é referenciada por surfistas de todo o mundo. Tal como acontece com a maioria dos desportos de ação realizados em ambiente natural aberto, as ondas também acarretam um elemento de risco para os atletas.
Os capacetes oferecem proteção significativa contra lesões, reduzindo o risco envolvido. Embora os capacetes não sejam obrigatórios e, portanto, uma decisão pessoal de cada surfista, a ISA está a promover a sua utilização para garantir o bem-estar e a segurança dos atletas.
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, afirma:
“As incríveis ondas de Teahupo’o são uma das grandes maravilhas do mundo. Estamos muito entusiasmados em apresentar este local incrível a bilhões de pessoas em todo o mundo através dos Jogos Olímpicos. A saúde e a segurança dos atletas são a nossa maior prioridade e, como organização, recomendamos fortemente que os surfistas utilizem Capacetes de proteção.”