Análises detectaram excesso de e.coli
A Câmara Municipal de Almada informa que as praia de São João e do Norte, na Costa da Caparica estão interditas a banhos até os valores de e.coli voltarem ao normal.
A Agência Portuguesa do Ambiente, vai hoje, dia 18 de Julho, voltar a fazer análises à água com o intuito de averiguar se os valores de e.coli já estão dentro dos parâmetros aceitáveis.
A Câmara Municipal de Almada, o SMAS de Almada e outros colaboradores estão a tentar identificar a origem desta bactéria.
Vista microscópica da bactéria e.coli
E.coli é a abreviatura de Escherichia coli, o nome cientifico duma bactéria que habita nos intestinos dos seres humanos e de outros animais de sangue quente.
A maioria das estirpes de e.coli são inofensivas, mas há estirpes que provocam intoxicações alimentares e infecções intestinais e infeções urinarias, estas últimas, principalmente nas mulheres.
O E. coli é transmitido por via fecal-oral a seres humanos e outros animais, geralmente por:
Nadar em praias, rios, lagos ou piscinas contaminadas; Consumo de água contaminada por esgoto; Consumo de matéria fecal Carne não cozida a mais de 71 °C; Leite ou queijos não-pasteurizado; Vegetais e legumes regados com água contaminada e mal lavados; Contato direto com o ambiente de animais infectados.