O SHAKA

O SHAKA
shaka

O “Shaka” ou “Hang Loose” é um gesto super comum entre surfistas, ninguém sabe ao certo a sua origem mas existem várias teorias bastante interessantes. Ele é representado pelos dedos das extremidades da mão (polegar e mindinho) levantados, enquanto os outros ficam dobrados. Pode ser feito com a mão parada ou em movimento.

 

Uma das teorias mais faladas acredita que o gesto surgiu num jovem que perdeu os três dedos do meio enquanto surfava. Segundo a lenda, Tahito atravessou o Taiti até ao Havaí a surfar. Instalou-se numa ilha chamada Mokaiwa e, com a sua habilidade de surfista e com a sua simpatia, ficou conhecido como o rei daquele local.

De maneira simpática, o “rei” costumava saudar os habitantes da ilha. E continuou a saudar as pessoas após a perda dos dedos, o que fez com que o gesto se popularizasse entre os surfistas.

 

Outra das teorias consiste noutro jovem havaiano, Kalili que perdeu os três dedos do meio da mão direita, enquanto trabalhava na Kahuku Sugar Mill em Oahu. Quando foi designado para trabalhar na estrada de ferro que transportava a cana-de-açúcar, levantava a mão direita, que tinha apenas o mindinho e o polegar, para sinalizar ao condutor do comboio que a estrada de ferro estava livre.

Os moradores começaram a copiar e adotar o sinal, mas o Shaka começou realmente a ficar público nos hukilaus, ou festas onde Kalili se vestia como o rei Kamehameha e fazia as boas vindas aos visitantes da ilha.

A partir daí, a popularidade do shaka cresceu entre os surfistas e, eventualmente, tornou-se um gesto usado por pessoas de todo o mundo.

VÊ TODOS OS NOSSOS ARTIGOS

× Reserva aqui / Book now